terça-feira, 30 de julho de 2013

Trabalhos de Jack Kirby mostrados em Argo vão a leilão

[ por Carlos “Gauche” Macedo ]


No filme Argo, Ben Affleck nos mostrou como a CIA resgatou seis americanos que estavam escondidos na embaixada Canadense durante a Crise de Reféns do Irã em 1979. Como aqueles que assistiram ao filme devem lembrar, o plano envolvia uma falsa produção de ficção cientifica. Entretanto, para que a história fosse mais convincente, os agentes tinham com eles um storyboard da suposta película.




O detalhe curioso é que essas páginas foram feitas por Jack Kirby, renomado desenhista parceiro de Stan Lee na criação de personagens como o Incrível Hulk, o Quarteto Fantástico e os X-Men, além de pai dos Novos Deuses da DC.



As duas ilustrações feitas por Kirby serão leiloadas e espera-se que cada uma arrecade em torno de dez mil dólares. Elas estavam em posse de Jim Lee, que as comprou em 1993, mas só veio a conhecer a história que daria origem ao filme de Affleck em 2007. Na época da compra, os desenhos eram descritos como sendo parte de uma adaptação do romance Lord of Light, de Roger Zelazny, que nunca chegou a ser concluída. O que é parcialmente verdade, já que a CIA adquiriu o material junto com outras sobras de Lord of Light para efetuar a operação mostrada em Argo.


Quando perguntado sobre a razão para vender os itens, Lee disse que nunca quis ser um colecionador de arte e havia comprado as páginas apenas por ser fã do trabalho de Kirby. Espirituoso, o coeditor da DC disse também ter quatro filhos indo para a faculdade.

Nenhum comentário: