quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PERSONAGENS NEGROS NOS QUADRINHOS


Quando falamos de personagens negros, esses números chegam a aumentar (pouco, mas aumentam) embora, os que alcancem algum grau de relevância, também sejam bem raros. Se pegarmos os principais heróis, vemos a total predominância de brancos, sejam como protagonistas ou líderes absolutos, no caso de uma equipe de super heróis.



Homem Aranha, Homem de Ferro, Thor, Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, Demolidor e até mesmo Hulk, que quando não está verde, está branco (há quem diga que um ou outro é pardo), deixam claro a teoria de que existe sim, maiorias e minorias nos quadrinhos.

Mas os negros também têm sua importância e aos poucos conquistaram seu espaço, que agora parece um pouco maior (mas muito inferior se comparado com os brancos dominantes), do que há algumas décadas atrás:

Miles Morales - O Novo Homem Aranha do Universo Ultimate da Marvel (espécie de universo paralelo da editora), Miles é um misto de africano e latino, substituindo Peter Parker como o aracnídeo depois de sua morte. Miles é hoje, um dos maiores heróis negros em importância (senão o maior) já que nenhum afro-herói ocupou uma posição de tanto destaque em uma das revistas de super-herói mais vendidas no mundo.

Ororo Munroe (Tempestade) - africana, negra e dona de muito destaque dentro do universo Marvel, além de ser uma das líderes dos X-Men, Ororo, certamente é uma das personagens femininas negras com mais ênfase e importância dos quadrinhos, desde que foi incorporada a equipe principal dos mutantes.

John Stewart (Lanterna Verde) - Embora Hal Jordan pareça ser o lendário super Lanterna Verde (para muitos fãs), John segurou a barra por um tempo considerável, tanto na tropa dos Lanternas como na Liga da Justiça. Para muitos que não chegaram a ler os quadrinhos do Lanterna Verde, John Stewart é a única referência do herói, graças ao desenho, que volta e meia reprisa no SBT.

Blade - Poucos sabem, mas Blade veio dos quadrinhos da Marvel para o cinema (e até para anime, recentemente) e não ao contrário, ou seja lá o que você pensou. Pensando bem, para render três filmes (que até que não foram más adaptações) alguma moral o vampiro negro tinha.

Super Choque - Virgil não tem a importância de um Homem Aranha, o senso de liderança de Tempestade ou não faz parte da elite da DC como John Stewart, mas o cara tem carisma e ficou bem conhecido aqui no Brasil, por conta do desenho animado que protagonizava. Clichêzinho sim, mas nunca reclamei de assisti-lo.

Al Simmons - Era um agente da CIA, antes de tornar-se a criatura infernal conhecida com Spawn. Um dos maiores personagens criados durante a década de 90, Al Simmons amava tanto sua esposa que fez um pacto com o demônio para retornar a vida. Certamente um dos maiores heróis (ou anti-herói) negros da Image Comics, apesar de sua forma humana não ser tão frequente durante as histórias.

Cyborg, Luke Cage e Pantera Negra

Tantos outros podem ser somados a esta lista como Luke Cage, Pantera Negra, Cyborg (DC Comics), Falcão, Raio Negro, etc.

A lista pode ser razoavelmente extensa, mas o grau de importância dos personagens em suas respectivas histórias decaem vertiginosamente. É uma penas, mas ainda é verdade.

Faltou citar algum? Diz aí...



Nenhum comentário: