O mundo dos quadrinhos se divide, hoje, em quem lê HQs físicas e
aqueles que não ligam em comprar gibis digitais. Basicamente é uma
questão de escolha e como é lindo viver em um mundo onde temos escolhas,
não?
Ainda assim, havia algumas proteções as boas e velhas comic shops, a
base da indústria estadunidense de quadrinhos. Isso aí, HAVIA. No
passado. As duas grandes barreiras que existiam acabam de cair.
Ou seja, a DC eliminou os intermediários e o principal: a dependência
de plataformas de terceiros. Isso dá mais segurança para quem compra.
Afinal, não tem mais aquela dúvida de “ih, o que eu faço se o ComiXology
falir?”. Agora você compra Batman #14 da mesma forma que compra a última edição do New York Times.
A segunda proteção ruiu hoje. Para proteger os velhos parceiros, as
editoras seguram um pouco a publicação das revistas digitais, dando
assim aos lojistas físicos a vantagem de poderem vender antes. A DC
sempre foi a mais radical nesse sentido: revistas deles só ficam
disponíveis no ComiXology a partir das 14h das quarta-feiras, horário de
Nova York, dando toda uma manhã de vantagem para as lojas. Só que
ontem, terça-feira, as publicações desta quarta feira apareceram na Nook
Store, da Barnes & Noble. Nessa amanhã, usuários do ComiXology e
das lojas no iPad e Kindle também tinham acesso aos gibis.
A Marvel também seguiu o mesmo caminho, ao menos
nessa semana. Os gibis da Casa das Ideias aparecem normalmente por volta
das 10h, horário da Costa Leste dos EUA, no ComiXology. Hoje, teve
gente que viu as revistas à venda por volta das 8h30. Ao CBR News, o porta-voz da editora disse que foi um “erro”. Será? Pode ter sido um teste – ou uma resposta à DC.
É aquela coisa: a pessoa tem que ser muito doente para decidir a
plataforma pela qual irá comprar apenas por causa de algumas horas de
diferença. Por outro lado, quem já estava propenso a desistir das
revistas físicas e partir para as digitais pode aproveitar essa mudança
para já fazer a migração.
O fato é que quem está longe das comic shops dos EUA, como os
compradores brasileiros, puderam ao menos nesta semana (e pela primeira
vez em toda a história) ler uma publicação da DC e até da Marvel antes
das aberturas das lojas gringas.
Vamos ver se os revendedores de lá não vão ficar furiosos com o
movimento da DC. Tal jogada pode resultar em algum boicote dos lojistas
ou até pior: a queda nas vendas necessária para, mais uma vez, gerar uma
crise para esses caras. Sem falar que a ida do leitor até a comic shops
sempre foi uma ótima maneira de convencê-lo a conhecer novas HQs,
personagens e editoras, sempre saindo da loja com mais gibis do que
pensava.
É, teremos que aguardar as cenas dos próximos capítulos…
Atualizado!
Também aoCBR News,
um porta-voz da DC confirmou que o lançamento adiantado dos gibis da
editora nesta quarta-feira foi de propósito, sim. A intenção é que as
publicações saiam ao mesmo tempo em todas as plataformas. Além disso, a
DC quer oferecer novos conteúdos digitais que vão além dos quadrinhos.
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