terça-feira, 9 de abril de 2013

Constantine No Cinema: Será Que Agora Vai?


Por Carlos “Gauche” Macedo
Dark Universe mockup 2

            Bom, já é notícia velha que Guillermo Del Toro estaria trabalhando em um filme que vem sendo chamado de Heaven Sent ou Dark Universe, baseado nos personagens místicos da DC. Como muitos de vocês devem lembrar, os primeiros boatos falavam de uma película da Liga da Justiça Dark. Entretanto, não demorou muito para vários sites de quadrinhos começarem a especular que Del Toro estaria usando como base American Gothic*.

            Pois bem, durante a Wondercon, no último fim de semana, em um painel sobre seu novo filme, Pacific Rim (ou Círculo de Fogo no Brasil), Del Toro foi questionado sobre Dark Universe, ao que respondeu que o protagonista seria John Constantine. Segundo o diretor, o personagem apareceria loiro, como nos quadrinhos, mas não respondeu a pergunta sobre a nacionalidade do mago na história.
            Del Toro também disse que escreveu uma “bíblia” para o filme e que há um roteirista trabalhando com ele cujo nome talvez seja revelado em breve. Brendon Connelly, do Bleeding Cool, aposta em Neil Cross que, segundo a página dele na Wikipédia, colaborou com o roteiro de Pacific Rim embora não seja creditado.Dark Universe mockup1
            Então, até agora, temos um possível filme baseado em quadrinhos nas mãos de Guillermo Del Toro, diretor de Hellboy e Hellboy 2. Sendo que o último não agradou a grande maioria dos fãs do personagem e foi criticado até por Mike Mignola, criador do demônio, o que prova que um bom cineasta não necessariamente garante um bom filme. Além disso, se o projeto for para frente, Constantine volta aos cinemas. Lembrando que a primeira passagem dele pelas telas grandes resultou em uma grande descaracterização do personagem. Não que o filme tenha sido ruim, mas como adaptação foi péssimo. Considerando tudo isso, só nos resta torcer para sermos surpreendidos com um bom filme.
* American Gothic é um arco de histórias da fase do Monstro do Pântano escrita por Alan Moore e desenhada por John Totleben e Steve Bissette. Foi nesta história que John Constantine fez sua primeira aparição.

Um comentário:

Loot disse...

Por acaso sou fã do Hellboy 2. O bom cineasta pode não fazer automaticamente um bom filme, mas uma adaptação diferente da BD, tb não faz automaticamente um mau filme.

O que gostei em Hellboy 2 foi da mistura entre o Universo de Del Toro e de Mignola. Logo, claro que é bem distinto das BDs, mas Para mim funcionou :)

Abraço