sábado, 15 de junho de 2013

Os 10 Melhores personagens da Marvel que ainda não apareceram em filmes

Por Vagner Abreu

X-Men-ApocalypseCom tanta adaptação de heróis para o cinema virando sucesso imediato (alguns questionáveis) e com promessas de filmes para os próximos anos, o blog Newsarama se propôs a fazer uma lista com 10 melhores heróis da Marvel que não receberam longas ou “entraram em cena” (ainda).
Lembrando que personagens que já tenham seus filmes confirmados pelo Marvel Studio, como o Dr. Estranho, o Homem-Formiga e membros do elenco de Os Guardiões da Galáxia (previsto para o ano que vem), não foram considerados nessa lista. A Feiticeira Escarlate e Mercúrio também foram desconsiderados, uma vez que o próprio diretor, Joss Whedon comentou sobre seus planos sobre os dois em canal de TV americano.
O objetivo principal do site gringo foi se questionar se ainda restou algum personagem importante (herói/vilão) que as adaptações cinematográficas ainda não cobriram e fazer uma eleição para definir uma possível ordem de importância para esses personagens.

NOTA: Esse artigo foi escrito com parte do texto traduzido diretamente da matéria no Newsarama e parte com opiniões pessoais. Leve em consideração por sua conta e risco.
Então, quais dos heróis restantes dariam bons filmes e por quê?

10º Lugar: Apocalipse ou Ultron
ultron
A décima posição foi marcada por empate entre os vilões Apocalipse e Ultron. Ambos seriam ameaças extremamente poderosas que pretendem conquistar todo o universo. Eles possuem suas próprias sagas marcadas por períodos como a recente Age of Ultron e, direto dos anos 90, “A Era do Apocalipse” (Age of Apocalypse, no original). Dotados de poderes além da escala heróica, para ter esses vilões na película seria necessário muito recurso e investimento em efeitos especiais (tal qual uma invasão Chitauri).
Importante lembrar que em 13 anos de filmes da franquia X-Men (pela Fox), os Filhos do Átomo nunca chegaram perto de enfrentar algo da escala do Apocalipse. Já o Ultron, criado por Hank Pym, seria um inimigo psicologicamente complexo e seria interessante ver o que um bom roteirista poderia fazer com isso.
O site aposta que o Apocalipse poderia ser uma escolha interessante se a Fox pretendesse produzir mais filmes como sequência de Days of Future Past (previsto para 2014). Já as chances de Ultron aparecer em um filme dos Vingadores podem ser zeradas considerando que eles estarão ocupados enfrentando o Thanos ou ameaças relacionadas no segundo filme. Faria mais sentido em uma adaptação do Hank Pym… mas infelizmente o que temos confirmado é um filme do Homem-Formiga. Outra versão do mesmo herói.

9º Lugar: Nova
Nova_Vol_4_36_Textless Se voltarmos há alguns anos no passado, no início da era das adaptação quadrinhos para as telonas – lá quando Hugh Jackman estava sendo escalado para fazer o Wolverine – talvez Nova fosse inimaginável no cinema. Isso se deve ao fato do personagem ser um tanto “novo” e desconhecido. Porém, para surpresa de  nerds desavisados, uma porrada de personagens cósmicos como Star-Lord, Gamora, Drax, Groot e Rock Racoon foram anunciados junto com o filme de Os Guardiões da Galáxia.
É importante ressaltar que cada um dos Guardiões é bem menos conhecido que Nova (lá nos Estados Unidos, porque aqui no Brasil toda essa galera é). O que levanta especulações dos entusiastas de que possa estar próximo desse herói fazer sua estréia às telas, muitos especulam que o filme dos Guardiões dará um gancho para que Nova apareça em um longa para si num futuro próximo…

8º Lugar: Vespa
wasp_avengers_we_want_02Já é possível ver sinais indicando que a “gostosinha” fará alguma aparição nas telas nos próximos anos. Segundo Joss Whedon, a personagem estava no roteiro original de Os Vingadores, mas foi retirada do elenco para economizar atores. Isso torna a Vespa uma heroína favorável para aparecer nas próximas sequências de filmes. Provavelmente, somente depois ou junto com o filmeco do Homem-Formiga.
No ano passado, a Vespa reapareceu nos quadrinhos (sim, ela tinha morrido!!!), após um longo período longe das páginas coloridas. Apesar de nunca fazer parte de uma produção em live-action, devemos lembrar que nas animações dos Supremos, na série Vingadores: Os Maiores Heróis da Terra e em outros desenhos, a heroína está sempre  presente combatendo diversas ameaças mundiais.

7º Lugar: Mulher-Hulk
shehulkimage A Marvel teve uma batalha jurídica complicada para obter os direitos da franquia de filmes do Hulk. Por isso, não é de todo surpreendente que a Mulher-Hulk não tenha sido vista nas telonas ainda.
Lá na gringa, Jennifer Walter é uma personagens bem inserida dentro do Universo Marvel (pelo menos nos quadrinhos). Ela recebeu diversas graphic novels e histórias-solos no passado e já chegou a fazer parte do Quarteto Fantástico. Algo que se repete atualmente.
O Newsarama especula que pelo fato de o ator Mark Ruffalo não ter sido bem recebido como Hulk pelo público (Como competir com Edward Norton?), torna pouco possível que o Marvel Stúdio se interesse por um filme da heroína agora. Mesmo assim, eles colocam ela em seu sétimo lugar na lista daqueles que gostariam de ver nas telas.

6º Lugar: Punho de Ferro
ironfistVerdade seja dita: Ia ser foda ver o herói nas telas, dando golpes de Kung Fu à Jet Li e utilizando seu incrível soco para estilhaçar barras de metal, espadas e outras armas. Podia ser um filme violento estilo Old Boy.
Daniel Thomas Rand-K’ai, o Punho de Ferro, é um dos tops das listas de discussões americanas como o próximo aventureiro da Marvel a fazer sua aparição nos cinemas. Esse fato, é um forte motivo para fazer o Studio passar a prestar mais atenção no artista marcial e vingador de plantão.
Rumores falam que se não fosse interessante ao Studio fazer um filme só para ele, haveria um dele junto ao próximo herói desta lista. Poderia ser uma adaptação que explora o passado dos dois e coloca-os juntos na luta contra o crime.

5º Lugar: Luke Cage
shalveyCage_02Como dito na quarta posição. Esse personagem pode ter um filme duplo ou solo. Já se discute uma adaptação de Luke Cage para as telas há cerca de 10 anos. A direção do filme iria ficar por conta de John Singleton (diretor do remake de Shaft2 Fast and 2 Furious e Four Brothers) e atores como Tyrese Gibson ( 2 Fast and 2 FuriousAnnapoli) e Isaiah Mustafa (NCIS: Los Angeles) apresentaram interesse no personagem.
De lá pra cá, poucas novidades a cerca deste filme foram divulgadas e poucos rumores foram confirmados. Dado as recentes aparições de Luke Cage em quadrinhos dos Vingadores não é descartável a ideia de vê-lo em alguma sequência da franquia.
Nota, o Vagnerd queria muito postar uma imagem do Herói de Aluguel dos anos 70. Aquele que mais parece um fã de disco music. Mas o chefe mandou colocar algo mais parecido com o que realmente seria filmado no século XXI.

4º Lugar: Capitã Marvel
Miss_Marvel_Cover_by_MikeDeodatoJrO nome Capitã Marvel talvez soe surpreendente para o leitor esporádico de quadrinhos da Casa das Ideias. Ainda mais por estar na quarta posição. Mas se revelarmos o seu nome será que as surpresas desaparecem?
Ok, vamos lá! Carol Danvers (a Capitã) é o mais alto perfil feminino dos heróis marvecos. Ela é parte fundamental dos Vingadores e estrela de uma série própria. Ainda não descobriu quem? E se eu disser que no ano passado ela se chamava Ms. Marvel? Agora sim, tudo faz sentido, certo?
Acredito que apesar da decisão editorial recente de torná-la mais próxima ao Capitão Marvel – outro personagem importante da editora – o uniforme antigo atraia a atenção de maior parte do público para os cinemas. Ainda mais se tiver uma loirassa gostosa no papel. Alguém ai tem alguma sugestão de atriz?
De qualquer forma, ela parece ser destinada a aparecer em algum filme, mais cedo ou mais tarde, seja em uma sequência de Os Vingadores ou numa aventura-solo. Entretanto, descordo com a decisão do site de escolher a Capitã Marvel, mas creio que o quarto lugar é perfeito para a Ms. Marvel.

3º Lugar: Cable
Cable_head O último dos meus X-Men favoritos que não tinha feito ponta em algum filme era Gambit. Que fez aquele fiasco com o Wolverine! Ainda assim, é difícil encontrar um Filho do Átomo que não tenha aparecido nas telas, mesmo que por um segundo.
Longas como X-Men: O Confronto Final e X-Men Origem: Wolverine só fizeram foi colocar uma multidão de mutantes para correr pela tela sem motivo algum – e isso vai desde personagens conhecidos como Psylocke até obscuros como a Arco Voltaico (Arclight). Alguém lembra? Um outro dos meus preferidos que seguramente ainda não apareceu é o Cable.
O filho de Ciclops com a Jean Grey é um dos mutantes mais lembrados pelos fãs nos últimos 25 anos. Ele já teve série própria e encabeçou diversas edições de X-Force; desembarcou nos games e em um punhado de episódios da animação dos X-Men dos anos 90.
Mas se é para aparecer em filme que seja em alguma sequência de Days of Future Past. Seria demais um roteiro carregado de viagens no tempo ou bem ao estilo Terminator. Desde que, é claro, Sam Worthington NÃO seja o Cable.

2º Lugar: Namor
Namor-The-First-Mutant-01-CoverMe espanta ele não estar em primeiro lugar na lista de personagens que os colaboradores do Newsarama querem ver no cinema. Mas é possível que esteja em primeira posição na lista do chefe Daniel HDR. Namor não apenas é um dos heróis mais importantes da Marvel, como também é um dos mais antigos. Fez sua primeira aparição na Marvel Comics #1 (1939) quando a Casa das Ideias ainda nem criava aventureiros uniformizados.
Assim como acontece com a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, os direitos do Príncipe Subaquático parecem ser complicados de readquirir. Ele é uma parte do elenco do Quarteto Fantástico (ainda nas mãos da Fox). Importante lembrar que em 2006 surgiram rumores de que a Universal tinha um filme de Namor em desenvolvimento, e, anos mais tarde, surgiram boatos de que o projeto tinha ido pras profundezas do oceano.
Recentemente, pouco se fala de uma adaptação do anti-herói para as telas, mas se acontecer, advirto: Ele é foda demais para ganhar um filme no estilo do Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)!

1º Lugar: Pantera Negra
banner-lost1-600x2221-300x450Nosso campeão, como mais aguardado a fazer sua aparição nas telonas é o primeiro super-herói negro: o Pantera Negra. Ele é extremamente importante para a história dos quadrinhos e também para a Marvel. Foi integrante do Quarteto Fantástico e dos Vingadores, mas suas aventuras-solos protegendo Wakanda (seu reino) também são formidáveis.
Ao longo dos últimos 20 anos, várias tentativas de adaptar o Pantera para o cinema falharam. O próprio Wesley Snipes já declarou seu interesse no papel muito antes de dar vida ao Blade. Se isso ainda não aconteceu não é motivo para os fãs desanimarem. Em 2011, o Marvel Studio contratou o documentarista Mark Baile para trabalhar em um script. Não há novas informações sobre esse roteiro desde então, mas dado ao cronograma agressivo da Marvel para colocação de novo material, é possível que o nosso campeão chegue aos cinemas em breve.
Em tempo, pelo menos em versões animadas, sempre houveram tentativas de adaptá-lo. Haja visto a segunda animação dos Supremos (2006) e a própria mini-série animada Black Panther (2009). Essa série foi uma produção da Marvel com a Black Entertainment Televison, uma emissora que possui uma grade voltada ao público afro-americano. O roteirista é o próprio vice-presidente da emissora e o desenho ficou por conta de Jonh Romita Jr.

E você, amigo leitor, quais personagens deveria estar nessa lista e em quais posições? E quais não deveriam estar?

Nenhum comentário: